Blog

  • Pós-operatório: conheça os benefícios de cada alimento

    76497-5-alimentos-para-comer-antes-do-treino-de-natacao

     

    Depois de realizar uma cirurgia plástica é preciso seguir todas as recomendações dadas pelo médico para ter uma recuperação saudável e rápida. Nesse processo, a alimentação tem um papel muito importante.

    Alguns alimentos têm características e nutrientes que ajudam na cicatrização, diminuição do inchaço e ajudem no funcionamento do corpo. Preparei uma lista com os principais alimentos que ajudam nesse processo, confira!

    1. Água
    Se hidratar é essencial no pós-operatório. É preciso beber bastante água, pois assim os rins trabalham mais, reduzindo a retenção de líquidos e sódio – os principais responsáveis pelo inchaço. Além disso, com o corpo hidratado o volume de sangue aumenta, melhorando a circulação e, consequentemente, a regeneração da pele.

    Além da água pura é recomendado a ingestão da água de coco, que ajuda a repor nutrientes.

    2. Chás
    Alguns chás são diuréticos e ajudam a eliminar líquidos, ajudando na detoxificação e ajudam a controlar o inchaço. Entre eles estão o chá verde, branco, vermelho, hibisco e cavalinha.

    3. Frutas
    A ingestão de frutas ricas em vitamina C também ajuda no processo. Elas previnem a formação de radicais livres e melhoram a absorção de ferro no organismo. Além disso, ajudam na formação do colágeno que é essencial no processo de cicatrização e ajuda a dar resistência para a pele e os outros tecidos.

    Além disso, a ingestão de frutas ricas em flavonoides também é recomendada, pois elas têm ação anti-inflamatória, anti-hemorrágica e antialérgica. Essas propriedades são encontradas em frutas vermelhas, como morango, cereja, framboesa, amora e romã.

    As frutas devem ser consumidas, preferencialmente, em seu estado natural. Quando elas são transformadas em suco a absorção dos nutrientes acaba sendo prejudicada.

    4. Probióticos
    Alimentos ricos em probióticos são excelentes para fortalecer o sistema imunológico e permitem regular a função intestinal. Isso ajuda a evitar infecções ou outras complicações decorrentes de sm sistema imunológico frágil. Iogurtes, leite e outros alimentos fermentados são excelentes fontes de probióticos.

    5. Ovo
    Os ovos de galinha são excelentes fontes de proteínas e vitaminas que favorecem a reconstrução dos tecidos.

    6. Carnes e linhaça
    Ômega 3 e Ferro são nutrientes que ajudam a desinchar e controlar o sangramento. O ferro é encontrado em carnes brancas e vermelhas (magras), já o ômega 3 é encontrado nos peixes e linhaças.

    Essas são algumas dicas gerais envolvendo alimentação e o pós-operatório, mas é importante ouvir e seguir as orientações do seu médico para ter certeza que eles são os mais adequados para o seu caso. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

    Se deseja saber mais sobre cirurgia plástica ou outros procedimentos, entre em contato pelo telefone (51) 3222-6939 ou pelo WhatsApp (51) 999-156-232.