Blog

  • Fumar está acabando com a sua pele: conheça o motivo

    fumar-prejudica-pele

     

    A essa altura se você fuma, já deve estar ciente dos principais malefícios do cigarro, como a probabilidade de desenvolver câncer, doenças respiratórias, entre outros. Mas o que provavelmente você não sabe é que ele está acabando com a sua pele, pois está diretamente associado ao aparecimento de rugas, alteração na cor e diminuição de importantes substâncias.

    Por que o cigarro faz mal à pele?
    Ele é uma fonte riquíssima de toxinas, são mais de 4.700 substâncias, além da nicotina. Estas causam inúmeras agressões ao corpo e à pele. A área mais atingida é o rosto, por ser a mais exposta e onde ela é naturalmente mais fina. O cigarro promove o aumento na produção de radicais livres, moléculas instáveis que danificam e aceleram o envelhecimento cutâneo. Além disso, o movimento da tragada causa marcas de expressão.

    O que o cigarro causa na pele?
    Entre os principais malefícios do cigarro na pele é o envelhecimento precoce, flacidez e manchas. A principal causa para esses problemas é a nicotina, pois ela destrói e atrapalha a produção de colágeno e elastina, proteínas vitais para a elasticidade da pele. Assim, surgem os sinais de flacidez e as rugas mais profundas, deixando o rosto com uma aparência bem mais envelhecida. As marcas de expressão também são ocasionadas pela repetição do movimento de tragar que, com o tempo, reduz a elasticidade e força da área.

    Outra consequência do cigarro são poros mais dilatados e o surgimento de cravos mais visíveis. Manchas também podem aparecer em decorrência da privação de oxigênio e vários nutrientes nas células.

    O que fazer para evitar ou tratar os danos do cigarro?
    O primeiro passo é abandonar o tabagismo. Se você tem dificuldade em fazer isso, procure o apoio de um médico especializado, tratamentos – como chicletes ou adesivos de nicotina – e grupos de apoio.

    Para reduzir os efeitos na pele é possível utilizar cremes à base de ácido retinóico, hialurônico e antioxidantes, como a vitamina C. Além disso, podem ser feitas aplicações de toxina botulínica e preenchimentos para a atenuação de linhas de expressão.

    Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário! Se deseja saber mais sobre cirurgia plástica ou outros procedimentos, entre em contato pelo telefone (51) 3222-6939 ou pelo WhatsApp (51) 99915 6232.